Faça sua pesquisa aqui!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Marcos 14

Marcos 14: 1 Ora, a páscoa e a festa dos pães ázimos eram apenas dois dias de distância, e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando alguma forma dissimulada para prender Jesus e matá-lo.

CAPÍTULOS: 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 14 -15 – 16

Marcos 14 

Jesus em Betânia


14: 1-11pp - Mateus 26, 2-16 14: 1,2,10,11pp - Lc 22, 1-6 14: 3-8 Ref - Jo 12, 1-8

1 Ora, a páscoa e a festa dos pães ázimos eram apenas dois dias de distância, e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando alguma forma dissimulada para prender Jesus e matá-lo.

2 ", mas não durante a festa", disseram eles, "ou as pessoas podem motim."

3 Enquanto ele estava em Betânia,reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, veio uma mulher com um vaso de alabastro cheio de perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume na cabeça.

4 Alguns dos presentes estavam dizendo indignado uns
aos outros: "Por que este desperdício de perfume?

5 Ele poderia ter sido vendido por um salário de mais de um ano e o dinheiro dado aos pobres. "E eles repreendeu duramente.

6 "Deixa ela em paz", disse Jesus. "Por que você está incomodando? Ela fez uma coisa bonita para mim.

7 Os pobres sempre os tereis convosco, e você pode ajudá-los a qualquer hora que quiser.Mas você não vai ter sempre comigo.

8 Ela fez o que pôde. Ela derramou perfume em meu corpo antecipadamente para se preparar para o meu sepultamento.

 9 Eu vos digo a verdade, onde quer que o evangelho seja pregado em todo o mundo,o que ela fez também será informado, em memória dela. "

 10 Então Judas Iscariotes, um dos Doze, foi ter com os principais sacerdotes para trair Jesus para eles.

11 Eles ficaram encantados ao ouvir isso e prometeram dar-lhe dinheiro. Então ele viu uma oportunidade para entregá-lo.

A Ceia do Senhor

14: 12-26pp - Mateus 26, 17-30; Lc 22, 7-23 14: 22-25pp - 1 Coríntios 11: 23-25

12 No primeiro dia da Festa dos Pães Ázimos, em que era costume de sacrificar o cordeiro pascal,Os discípulos de Jesus lhe perguntou: "Onde você quer que a gente vá e fazer os preparativos para comeres a Páscoa?"

13 Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes, "Ide à cidade, e um homem carregando um pote de .. água irá encontrá-lo Siga-

14 Diga ao dono da casa que ele entra, 'O Mestre manda perguntar: Onde está o meu quarto de hóspedes, que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos "

15 Então ele vos mostrará um grande cenáculo, mobilado e pronto. Faça os preparativos para nós lá. "

16 Os discípulos saíram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, eles prepararam a
Páscoa.

17 Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze.

18 Enquanto eles estavam reclinados à mesa comendo, ele disse: "Digo-lhes a verdade: um de vocês vai me trair - alguém que está comendo comigo."

19 Eles ficaram tristes e, um por um, eles disseram-lhe: "Certamente que não eu?"

20 "É um dos Doze", ele respondeu, "aquele que mergulha o pão na tigela comigo.

21 O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do Homem! Seria melhor para ele se ele não tivesse nascido. "

22 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: "Tomem;. este é o meu corpo"

23 Então, ele tomou o cálice, rendeu graças e deu-lho, e todos beberam dele.

24 "Este é o meu sangue da pacto,que é derramado em favor de muitos ", disse-lhes.

25 "Digo-lhes a verdade, eu não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus."

26 Depois de terem cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

Jesus prediz a negação de Pedro

14: 27-31pp - Mateus 26: 31-35

27 "Vocês todos cairão," Jesus disse-lhes, "porque está escrito:" Ferirei o pastor e as ovelhas se dispersarão.

28 Mas, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia ".

29 Pedro declarou: "Mesmo que tudo cair, eu não vou."

30 "Digo-lhes a verdade", Jesus respondeu: "hoje - sim, esta
noite - antes que o galo cante duas vezes o senhor me negará três vezes. "

31 Mas Pedro insistia enfaticamente: "Mesmo se eu tiver que morrer com você, Eu nunca te negarei. "E todos os outros disseram o mesmo.

Getsêmani

14: 32-42pp - Mateus 26, 36-46; Lc 22, 40-46

32 Eles foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: "Sentem-se aqui enquanto eu oro."

33 Ele levou Pedro, Tiago e João junto com ele, e ele começou a ser profundamente angustiado e perturbado.

34 "Minha alma está profundamente triste até à morte",Disse-lhes. "Fique aqui e vigiai."

35 Indo um pouco mais adiante, ele caiu no chão e orou para que, se possível, a hora passasse dele.

36 "Abba", Pai "ele disse, "tudo é possível para você. este cálice de mim. No entanto, não é o que eu quero, mas o que você quiser. "

37 Depois, voltou aos seus discípulos e os
encontrou dormindo. "Simon", ele disse a Pedro, "você está dormindo? Poderia você não vigiar por uma hora?

38 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. "

39 Mais uma vez ele se afastou e orou a mesma coisa.

40 Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que dizer para ele.

41 Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: "Você ainda está dormindo e descansando? Basta! a hora chegou. Olha, o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. 42 Levanta! Vamos! Aí vem o meu
traidor! "

Jesus
14: 43-50pp - Mateus 26, 47-56; Lc 22, 47-50; Jo 18, 3-11

43 Assim como ele estava falando, Judas,um dos doze, apareceu. Com ele estava uma multidão armada com espadas e varapaus, enviada dos principais dos sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos.

44 O traidor tinha combinado um sinal com eles: "Aquele que eu beijar, esse é; prendê-lo e afastá-lo sob guarda. "

45 Indo de uma vez para Jesus, Judas disse: "Rabi!"e beijou-o.

46 Os homens prenderam Jesus e o prenderam.

47 Então, um dos que estavam perto desembainhou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.

48 "Estou levando uma rebelião", disse Jesus, " que saíram com espadas e varapaus para me prender?

49 Todos os dias eu estive com vocês, ensinando no templo,e você não me prenderam. Mas as Escrituras devem ser cumpridas. "

50 Então todos o abandonaram e fugiram.

51 Um jovem, vestindo nada além de uma veste de linho, estava seguindo Jesus. Quando eles o agarraram,

52 , fugiu nu, deixando a sua capa para trás.
Antes do Sinédrio

14: 53-65pp - Mateus 26, 57-68; Jo 18, 12,13,19-24 14: 61-63pp - Lc 22, 67-71

53 Levaram Jesus ao sumo sacerdote, e todos os sacerdotes principais, os anciãos e os mestres da lei vieram juntos.

54 Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote. Lá, ele se sentou com os guardas, aquentando-se ao fogo.

 55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam
procurando provas contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não havia nenhuma.

56 Muitos testemunharam falsamente contra ele,
mas os testemunhos não concordam.

57 Então alguns se levantou e deu esse falso testemunho contra ele:

58 "Nós o ouvimos dizer: Eu destruirei este
templo feito pelo homem e em três dias edificarei outro,não feito pelo homem. ' "

59 No entanto, mesmo assim, seu testemunho não concordou.

60 Então o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: "Você não vai responder? O que é este testemunho que estes homens estão fazendo contra você? "

61 Mas Jesus permaneceu em silêncio e não deu nenhuma resposta. Mais uma vez o sumo sacerdote lhe perguntou "És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? "

62 "Eu sou", disse Jesus. "E você vai ver o Filho do Homem sentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu."

63 O sumo sacerdote rasgou as suas vestes."Por que precisamos de mais testemunhas?" , perguntou ele.

 64 "Ouvistes a blasfêmia. O que você acha?" Todos
eles condenaram como réu de morte.

65 Então alguns começaram a cuspir nele; eles com os olhos vendados ele, golpeou-o com os punhos, e disse: "Profetiza!" E os guardas o pegaram e vencê-lo.

Pedro renega Jesus

14: 66-72pp - Mateus 26, 69-75; Lc 22, 56-62; Jo 18, 16-18,25-27

66 Enquanto Pedro em baixo, no pátio,uma das criadas do sumo sacerdote passou por aqui.

67 Quando ela viu Pedro que se aquecia,ela olhou
atentamente para ele. "Você também estava com aquele Nazareno, Jesus,"ela disse.

68 Mas ele negou. "Eu não saber ou entender o que você está falando", ele disse, e saiu para a entrada.

69 Quando a criada o viu lá, disse novamente aos que estavam ao redor: "Este homem é um deles."

70 Mais uma vez ele negou. Depois de algum tempo, os que estavam perto, disse a Pedro: "Certamente você é um deles, pois você é galileu."

71 Ele começou a chamar-se maldições sobre si mesmo, e jurou-lhes: "Eu não conheço esse homem que você está falando."

72 Imediatamente o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha falado: "Antes que o galo cante duas vezes você me negará três vezes. " E ele quebrou e chorou.


Marcos 13 << Marcos 14 >> Marcos 15 


Nenhum comentário:

Postar um comentário