Faça sua pesquisa aqui!

domingo, 5 de outubro de 2014

As duas portas


Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela)


Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. ( Mateus 7: 13 e 14)


" Estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida". Todo objetivo de valor encontra-se ao fim de um caminho estreito.


Em viagem, ao passar por grandes cidades, notei a construção de magnificentes arranha céus. Prédios suntuosos que podem ser visto por todos que passam. Coisas da modernidade.

Supondes que o arquiteto que o planejou executou essa tarefa de maneira negligente? Desenhou ele toda sorte de quadros e fez quantidades de plantas assim como lhe dava no capricho do momento, sem qualquer consideração quanto a serem elas exatas ou não? Não, ele achou o caminho demasiado estreito. Seus desenhos e cálculos não podiam ser ao acaso. Não podiam ser apenas mais ou menos corretos, mas tinham de ser exatamente corretos.

E o contratante que empreende a realização do sonho do arquiteto tem também de trilhar um caminho estreito. Não pode seguir qualquer série de plantas que lhe venham a cair nas mãos. Está restringido a uma única. Não pode ter a presunção de mudar as que foram traçadas pelo arquiteto segundo o capricho que o assalte num momento. Tem de construir exatamente segundo foi planejado. Na verdade ‘apertado é o caminho’...


Eis um jovem casal que decidiu partilhar a vida um com o outro no casamento. É uma grande aventura, cheia de possível romance e poesia. Como podem eles esperar bom êxito? Como podem encontrar a mais plena e mais profunda alegria? Como os havemos de instruir?  Precisamos dizer-lhes que estreito é o caminho. ‘João, queres tomar a Maria como a tua legítima esposa, para juntos viverem segundo o mandamento de Deus no santo estado de matrimônio? Queres amá-la, confortá-la, honrá-la e conservá-la, na doença e na saúde; e deixando todas as outras, conservar-te somente a ela enquanto ambos viverem? ‘É na verdade um caminho apertado!’ direis. ‘Sim, mas é o único meio que conduz a uma feliz vida conjugal. Todos os outros caminhos terminam em trágico fracasso’.


Se os dignos objetivos terrenos  só podem ser alcançados mediante um caminho estreito, deviríamos surpreender-nos de que precisemos aproximar-nos do Céus por áspero e escarpado aclive? Os poucos que preferem o caminho estreito são o maior povo da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário