Faça sua pesquisa aqui!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Provérbios 4

Provérbios 4


A Sabedoria é suprema

1 Ouvi, filhos, a instrução do pai: estai atentos para conhecerdes a prudência.

2 Dou-vos boas doutrina, portanto não deixeis o meu ensino.

3 Quando eu era menino na casa de meu pai, tenro e filho único de minha mãe,


4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha as minhas palavras de todo o teu coração; guarda os meus mandamentos, e vive.

5 Adquire a sabedoria, adquire a compreensão; não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes.

6 Não desampares a sabedoria, e ela te protegerá; ama-a, e ela te guardará.

7 A sabedoria é suprema; portanto, adquire a sabedoria. Sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.

8 Estima-a e ela te exaltará; abraça-a, e ela te honrará.

9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça, e uma coroa de gloria de entregará.

10 Ouve, filho meu, aceita as minhas palavras, e multiplicarão os teus anos de vida.

11 No caminho da sabedoria te ensino, e pelas carreiras direitas te faço andar.

12 Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; quando correres, não tropeçarás.

13 Apega-te à instrução, e não a largues; guarda-a, pois ela é a tua vida.

14 Não entres na vereda dos ímpios, nem Andes pelo caminho dos maus.

15 Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

16 Pois não dormem, se não praticarem o mal; foge deles o sono, se não fizeram tropeçar alguém.

17 Comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.

18 A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

19 Mas o caminho dos ímpios é como a escuridão; não conhecem aquilo em que tropeçam.


20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.

21 Não as deixes aparta-se dos teus olhos, guarda-as dentro do teu coração;

22 pois são vida para os que as acham, e saúde para seu corpo.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida.

24 Desvia de ti a perversidade da boca; afasta de ti a perversidade da boca; afasta de ti a corrupção dos lábios.

25 Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados.

27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário