Faça sua pesquisa aqui!

sábado, 20 de setembro de 2014

Construindo sobre qual fundamento

   
 Construindo sobre qual fundamento - Tudo aquele, pois que ouvem estas Minhas palavras e a pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu porque foi edificada sobre a rocha. (Mateus 7: 24, 25)

    Há em O maior discurso de Cristo a ilustração de um artista, que conta a história dessa passagem escriturística. Um corrente espumejante precipita-se por um declive, arrastando consigo árvores, e uma casa meio destruída. No fundo, vêem-se nuvens escuras, indicando a fonte de calamidade. Em cima de uma colina, encontra-se um palácio, descansando solidamente num rochedo que parece impermeável à tempestade.

   
Jesus não deixa ninguém em duvida quanto ao que Ele quer significar. O homem sábio que constrói sua casa na rocha era como a pessoa que vivia em harmonia com os ensinos de Jesus; e o insensato que edificou sobre a areia era semelhante à pessoa que recusou seguir a maneira de vida de Jesus.

    Estamos todo o tempo construindo, que seja sábia, quer insensatamente. Construímos por tudo quando fazemos. Construímos por todo pensamento que entremos. Por toda palavra que proferimos, todo sonho que acariciamos, todo quadro que penduramos nas paredes de nossa imaginação, toda ambição que nutrimos...
    Alguns de nós estamos pondo material inferior em sua construção. Material que não pode resistir à prova da tempestade. O juramento que fazeis aquela irrefletida blasfêmia que vos saiu dos lábios, era material espúrio. Aquela tola história que constates, aquela suja ação que praticastes também isso era inferior. Aquela ocasião que correstes com a multidão para praticar o mal por mera covardia; aquela outra vez em que ficastes silenciosos quando devíeis haver falado aquela ainda foi mísero material para pôr no templo de vossa alma...

    E há alguns que estão construindo sólida e belamente... Foi duro e forte material o que usou José quando fugiu ao mal, embora sua fuga lhe custasse os horrores de uma prisão. É material de boa qualidade o que estais usando aos seguidores os comuns caminhos da vida com amorável lealdade com vosso dever à medida que Deus vo-lo mostra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário